sábado, 29 de agosto de 2009

Cansaço


Não posso mais pensar em me divertir
Só tenho tempo pra estudar.
Fico só imaginando, se vou conseguir,
Passar na porra do vestibular.
(Legião Urbana - Química)

Estuda. Pára. Vai buscar alguma coisa na geladeira. Volta. Encara o livro. Encara o exercício. Procura o lápis, mesmo sabendo que ele está atrás da orelha. Segura-o, desajeitadamente. Tenta uma vez, confere a resposta. Errado. Tenta outra, talvez desta vez dê certo. Errado de novo. Xinga a matemática. Xinga quem a inventou, quem pratica. Xinga a si, por não conseguir dar conta da porcaria da tarefa. Puxa o livro de biologia, que é mais fácil. É só ler, não tem problema nenhum. Ah, tem sim. Nomes. Longos, repetitivos, uníssonos. Monótonos...

Boceja uma vez, procura a agenda, que está embaixo de três apostilas de cursinho abertas. Passa a mão pela cabeça. Tem duas provas e um trabalho pra entregar. Já são nove da noite e mal tocou em dois livros. O trabalho está lá, pela metade, esperando boa vontade. Sente o impulso de pôr o cd do Led Zeppelin e cantar You shook Me enquanto houver cordas vocais. De pegar o violão e compor mil e umas. De assistir às dez temporadas de Friends assim, de uma vez, e rir mesmo se não tiver graça nenhuma. De andar de madrugada pela rua, sem destino nem direção.

A mãe bate na porta, trazendo um lanche. Desmonta no colo materno. Não imaginava que fosse ser tão difícil assim. A mãe só abraça, consolo de silêncio. Ninguém nunca sabe o quanto pode ser difícil. Mas você quis isso, e me lembro de uma garotinha que dizia que nada a faria parar de perseguir seu objetivo. 

A mãe sai, com um sorriso compreensivo, olhando a menina-moça que não cresceu. Esta, por sua vez, fitou a agenda, o lápis, a escrivaninha repleta. Tinha também a feira tecnico-científica e bla-bla-blás outros. Prova de química e literatura? Vamos estudar, então. Olha pro livro de química, que, ironia das ironias, tinha uma garota sorrindo enquanto montava um modelo atômico. Pensou que, se a encontrasse algum dia, lhe diria que não havia nenhum motivo para sorrir com tal atividade. Os pensamentos já não possuíam nexo. As pálpebras tremiam-pendiam, querendo terminar o expediente. De repente, o livro pareceu confortável e o sorriso da garota ingênua, animador. Em instantes, estava dormindo.

19 comentários:

João Bertonie disse...

Eu tô no começo dessa ponte? D:
Eu escondo caneta, lápis, papel de mim mesmo, porque eu tenho a mente fugidia, e procuro inutilmente nunca as achando HAHA'
Também tô cansado.
Quero dormir pro mundo.
Comofas?

beigos mil

Érica Ferro disse...

Vida de vestibulando é pura agonia.

Adorei como você retratou isso no texto.
Muito bom mesmo.
:**

Luana Mendes disse...

Relaxa, fia. Pior é passar em primeiro, e tudo mundo dizer "Errr.... é História, né?". é. Também pensei em queimar os livros, e os que falaram isso HAHA

Atreyu disse...

EPA!!! Eu fiz biologia é passei!!!
Biologia é muito bacana, mas BCM é um horror
/mematar*.
=D
Eu detesto matemática

M disse...

super bem escrito nem sei o q dizer :)

Henrique Miné disse...

eu não estudei, e passei no vestibular.

E no caso, estou praticamente reprovado no terceiro ano.


Isso sim é frustrante. "/

"De pegar o violão e compor mil e umas"

né? hehe


Beeeijos, e não abandonarei o blog, por você.

HAHA.

Luna disse...

Seu blog é lindo, assim como tudo que tem nele, coisas cotidianas, mas bem gostosas de ler.

O texto Moço,

é lindo lindo lindo.
Reli umas 3 vezes.rs

Beijo menina!

LOHAN GOMES disse...

adorei o blog, estou te seguindo :D

http://blogmultitematico.blogspot.com/

matheus disse...

ninguém merece isso de vestibular haha

gostei

Rafael Sperling disse...

Estudar é chato.

Gαby Oliveirα!* =)) disse...

Ahh, ficou ótimo o seu texto.
É exatamente como estou. =/
Cansei do colégio, mas ao mesmo tempo penso no vestibular e na faculdade. Meu Deus!! E o medo que eu estou sentindo do ENEM e do vestiba? Será que isso passa? Será que fica pior?
Adorei mesmo.

Beeeijo enorme!* (:

Agatha disse...

Estou enlouquecendo com apenas três horas de estudo enquanto meu pai insiste em me fazer estudar seis, comolidar? '-'

Um beijo.

Rafael Cotrim disse...

EU NEM SEI O CURSO QUE EU QUERO >_<

;s

Patrícia disse...

É duro, mas vai ser recompensado! :)

Meh disse...

Estudar é chato [2] mas precisa né, fazer o quê. Pena que não é interessante. ¬¬'


:*

Francisca Nery disse...

tuas palavras se encaixaram no meu dia de hoje. esgotada com estudos desisti e não fiz nada o dia todo. como qualquer outra vestibulanda, sendi aquele peso IMENSO na consciência. não posso desistir da caminhada.. não!

Daniela Vieira disse...

Sabe, quando um sonho está acima de tudo, passar por momentos assim faz parte. E ainda arrisco dizer que não teria graça, se assim não fosse.

Natascha Oliveira disse...

Éah neah!! Ainda não estou vestibulando, mas a vida de estudante não tá fácil.
Semana passada tive prova de física e de matemática.. me vi louca, recorri a tudo, até internet. Cassei vídeos no youtube, e... tirei 10 e mát. e 5 em físi.{valia 7}...
Apesar de tantos papéis, números, letras e palavras unissonas e monótonas nos deixarem loucos, arrancando todos os fios de cabelo da cabeça... vale a pena!!

um dia a gente chega lá e ri disso tudo!!
bjinho!

Aline Melo disse...

adorei, TÍPICO da minha vida :D